Leitura e jogos de lógica podem atrasar Alzheimer, indica estudo

Atividades como leitura, escrita, puzzles ou aprender novas competências podem ajudar a atrasar o aparecimento da Doença de Alzheimer e abrandar o declínio cognitivo, segundo um estudo publicado na revista Neurology.

A investigação, liderada pela neuropsicóloga Andrea Zammit, do Rush University Medical Center, analisou quase 2000 adultos entre os 53 e os 100 anos durante oito anos. Os resultados indicam que pessoas que mantêm o cérebro ativo com atividades intelectuais têm menor probabilidade de desenvolver demência.

Entre as atividades apontadas estão ler, aprender línguas, jogar xadrez, resolver puzzles ou visitar museus. Mesmo quando surgiam sinais da doença no cérebro, participantes com maior estimulação mental apresentaram melhor memória e raciocínio.

Os investigadores explicam que estas práticas ajudam a criar uma “reserva cognitiva”, fortalecendo as ligações neurais e tornando o cérebro mais resistente aos efeitos do envelhecimento ou da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

EUA aprovam primeira vacina contra a gripe baseada em tecnologia mRNA

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados...

0

Estudo aponta sono como principal fator para o sucesso escolar dos adolescentes

A qualidade do sono tem um impacto mais...

0

Reino Unido: Turismo gastronómico impulsiona férias no país este verão

Mais de 25 milhões de britânicos deverão optar...

0