Um programa de computador venceu facilmente um piloto de caça dos EUA em cinco rodadas de combate de voo F-16 simulado durante uma competição destinada a estimular o desenvolvimento de inteligência artificial que ajuda os pilotos durante combates aéreos.
O programa de Inteligência Artificial (IA) venceu todas as rodadas em menos de dois minutos, mostrando a promessa da tecnologia.
Embora a tecnologia tenha obtido uma vitória retumbante, as condições controladas da simulação do F-16 não significam que o programa teria derrotado um humano num combate real. O coronel Daniel Javorsek, que supervisiona o programa de pilotagem de IA na DARPA, disse que os resultados vêm com “muitas advertências e isenções de responsabilidade”.
O evento, chamado de “AlphaDogFight Trials”, foi patrocinado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa do Pentágono, mais comummente conhecida como DARPA, que está a explorar o uso de IA para uma variedade de aplicações militares. A DARPA desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da Internet e tem se concentrado em incentivar o desenvolvimento da IA nos últimos anos.