A Meta apresentou a sua mais recente aposta na inteligência artificial: Edits, uma ferramenta que permite editar vídeos curtos de forma intuitiva e criativa apenas com prompts de texto. Disponível através do site Meta.AI ou numa aplicação dedicada, a funcionalidade permite alterar elementos como roupas, cenários, iluminação ou estilos visuais com poucos cliques.
Inspirada por tecnologias generativas do universo cinematográfico, a ferramenta foi desenvolvida para facilitar a edição de vídeos mesmo a quem não tem qualquer experiência na área.
No lançamento, estão disponíveis mais de 50 prompts pré-definidos que transformam até 10 segundos de vídeo, com alterações visuais que vão desde o ambiente gráfico de banda desenhada à estética de videojogos. A edição é automática, bastando fazer o upload do vídeo e escolher o efeito pretendido.
A funcionalidade será gratuita por tempo limitado.
Até ao final de 2025, a Meta prevê lançar uma versão mais avançada da Edits, permitindo aos utilizadores escrever os seus próprios comandos de edição em linguagem natural, criando assim vídeos ainda mais personalizados. Esta evolução permitirá, por exemplo, mudar a roupa dos protagonistas, ajustar a iluminação de acordo com o estado de espírito ou simular novos cenários, como uma cidade futurista ou uma floresta encantada.
Os vídeos criados podem ser partilhados diretamente no Facebook, Instagram e nas áreas Discover das aplicações de IA da Meta.
A empresa afirma que o seu objetivo é democratizar a criação de conteúdos audiovisuais e estimular a criatividade de utilizadores e criadores de conteúdos em todo o mundo.