Angola defende reforço do multilateralismo

Angola defendeu, em Belgrado, o reforço do multilateralismo e o respeito pela soberania, independência e igualdade entre os Estados como princípios essenciais para enfrentar os actuais desafios internacionais.

A posição foi apresentada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, durante a reunião de alto nível que assinalou o 65.º aniversário da Primeira Conferência do Movimento dos Países Não Alinhados.

O ministro afirmou que os princípios do movimento continuam actuais perante as tensões geopolíticas, conflitos, desigualdades e crescente fragmentação internacional.

Téte António sublinhou que o não alinhamento não significa isolamento, defendendo que os Estados devem poder escolher as suas parcerias e defender os seus interesses nacionais sem serem obrigados a integrar divisões externas.

Angola reafirmou ainda o compromisso com a Carta das Nações Unidas, incluindo a soberania, integridade territorial, autodeterminação e resolução pacífica de conflitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola: Executivo investe cerca de 300 milhões de euros em infraestruturas do ensino superior

O Executivo angolano autorizou uma despesa global de...

0

Caçadores internacionais regressam a Angola após 18 anos

Angola retomou o turismo cinegético, 18 anos depois...

0

Angola e Guiné Equatorial reforçam cooperação bilateral em encontro à margem da cimeira da União Africana

Angola e a Guiné Equatorial reafirmaram o compromisso...

0