O chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi convidado pelo homólogo russo, Vladimir Putin, a visitar a Rússia em maio de 2025.
De acordo com o “Jornal de Angola”, o convite foi feito no âmbito do reforço das relações entre os dois países, tendo sido apresentado a João Lourenço através do Embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, durante uma audiência concedida pelo Presidente da República no Palácio da Cidade Alta, em Luanda.
Tararov disse mais tarde à imprensa que o governante angolano manifestou disponibilidade para aceder ao convite. Realçou também que a visita deverá coincidir com as celebrações do Dia da Vitória na Segunda Guerra Patriótica, termo utilizado naquele país para descrever o conflito e o esforço de guerra da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) contra a Alemanha Nazista e os seus aliados.
“Isso tem, também, grande importância para nós, razão pela qual convidamos os nossos amigos mais próximos para compartilhar connosco aquela alegria da vitória contra o fascismo”, concluiu o diplomata.