Angola: Organizada cimeira para encontrar soluções duradouras para pacificação de África

Presidente de Angola, João Lourenço

O Presidente de Angola, João Lourenço, considerou que a cimeira quadripartida, realizada esta terça-feira, em Luanda, com os representantes da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Comunidade dos Estados da África Oriental, Comunidade Económica dos Estados da África Central é uma oportunidade para a encontrar soluções duradouras aos desafios de paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC) , onde persistem focos de tensão militar interna com Ruanda.

A cimeira contou também com a participação da União Africana e as Nações Unidas. “O papel de coordenação da União Africana e de acompanhamento das Nações Unidas é fundamental e pode contribuir para o reforço do princípio de subsidiaridade, com vista a alcançar-se a tão almejada pacificação do Leste da RDC”, realçou o chefe de estado angolano.

Para João Lourenço estas ações vão ajudar a reforçar os pilares do desenvolvimento e a integração socioeconómica daquelas regiões e garantir o bem-estar das populações, assim como contribuir para a efetiva materialização do compromisso de silenciar as armas em África.

Na abertura do encontro, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, reiterou o compromisso de Angola em continuar a apoiar os esforços de paz na região, privilegiando a resolução pacífica e negociada do conflito.

“É ponto assente que todas as organizações aqui presentes estão investidas da mesma missão, a de ver a região dos Grandes Lagos livre dos conflitos que adiam irremediavelmente os planos nacionais de desenvolvimento e comprometem, por conseguinte, a tão almejada agenda de integração regional e continental”, disse.

One Comment

  1. Loozap

    É uma iniciativa muito boa, é sempre melhor unir forças para lutar por um bem comum

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ucrânia: Zelensky diz que guerra de Putin não vai parar na Ucrânia

Ucrânia: Zelensky diz que guerra de Putin não vai parar na Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, avisou o mundo de que o homólogo russo, Vladimir Putin, não vai parar na Ucrânia.…
São Tomé e Príncipe: Primeiro-Ministro recebe embaixador de Cuba e reforça laços de cooperação histórica

São Tomé e Príncipe: Primeiro-Ministro recebe embaixador de Cuba e reforça laços de cooperação histórica

O Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Américo Ramos, recebeu esta terça-feira o Embaixador de Cuba, num encontro dedicado à…
UE disponibiliza 50 milhões de euros para ajuda humanitária na Palestina

UE disponibiliza 50 milhões de euros para ajuda humanitária na Palestina

A União Europeia (UE) vai desembolsar mais 50 milhões de euros em “apoio humanitário de emergência para a Palestina”, com…
Moçambique: ANAMOLA nomeia líder em junho de 2026

Moçambique: ANAMOLA nomeia líder em junho de 2026

O Aliança Nacional por um Moçambique Livre e Autónomo (ANAMOLA) decidiu no seu primeiro Conselho Nacional que vai eleger o…