João Lourenço quer que o próximo Presidente da República de Angola seja indicado por ele próprio, nos termos do novo estatuto que será aprovado no Congresso Extraordinário do MPLA.
A informação foi divulgada pelo “Club-K”, que disse que João Lourenço iria partilhar essa intenção na reunião do Comité Central do partido no poder, que teve início nesta segunda-feira, 25 de novembro.
É ainda mencionado que o encontro tem como objetivo complementar os pontos pendentes que ficaram de fora de uma reunião realizada no dia 09 de outubro, na qual João Lourenço, líder do MPLA, estava obrigado a divulgar o conteúdo das alterações estatutárias que pretende implementar para o próximo congresso.
Nas novas alterações estatutárias, o dirigente quer modificar o artigo 120, ao pretender estabelecer que, doravante, o candidato a Presidente da República e o Vice-Presidente serão designados pelo Comité Central, por proposta do Bureau Político, nos termos dos estatutos. Recorde-se que o Bureau Político e o Comité Central são atualmente liderados por João Lourenço, entidade que determina a agenda.
O mesmo procedimento será válido para a designação dos candidatos a deputados, conforme será incluído no artigo 119. Com estas mudanças, João Lourenço afasta o conteúdo atual do artigo 120, que o impedia de se candidatar novamente à liderança do MPLA, o que era reservado aos futuros candidatos às eleições gerais em Angola.