Angola: UNITA avança com proposta da CPI para investigar dívida pública

O grupo parlamentar da UNITA declarou que vai voltar a propor, junto da Assembleia Nacional (AN), os pedidos da criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) sobre os casos da dívida pública, do Banco Espírito Santo Angola (BESA), do Fundo Soberano e da Sonangol.

A informação foi divulgada pelo vice-presidente do maior partido da oposição, Raul Danda, que disse que o seu grupo parlamentar quer ver esclarecidas as dúvidas que ainda pairam sobre a gestão pública. O deputado lembrou que o próprio Executivo, através do Ministério das Finanças, admitiu que 25% da dívida pública interna doméstica não é verdadeira, o que o levou a afirmar que a UNITA afinal tinha razão quando, na Legislativa passada, solicitou a criação de CPI sobre a dívida pública, proposta que acabou por ser recusada pela AN.

“As questões que nós colocamos são: estes 25 por cento representam um número exato ou será a mais? O que é que estará a acontecer relativamente à dívida externa? Temos agora um Presidente da República que fala sempre em nome da transparência, nós vamos voltar à carga, vamos retrabalhar o documento e reformular o pedido para a criação da CPI junto do presidente da Assembleia Nacional”, afirmou.

O grupo parlamentar vai ainda questionar, além de outros assuntos, a falência do BESA, uma vez que, passado algum tempo, em seu lugar nasceu “o Banco Económico com os mesmos ativos, os mesmos passivos e os mesmos donos, passando a ser considerado como um banco normal”.

De acordo com Danda, “O BESA ficou a receber dinheiros públicos e a gente não sabe o porquê. Houve pessoas que fizeram empréstimos de muitos milhões de dólares, este dinheiro não foi pago, para depois surgir o Estado a pagar o dinheiro que os devedores não pagaram, o que mostra mais uma vez que a UNITA tinha razão em pedir uma CPI sobre o BESA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Europa aplica multa de quase 3 mil milhões de euros à Google por práticas abusivas na publicidade online

Europa aplica multa de quase 3 mil milhões de euros à Google por práticas abusivas na publicidade online

A Comissão Europeia anunciou esta semana uma nova sanção à Google, no valor de 2,95 mil milhões de euros, por…
Moçambique: Membro da Força Local morto por terroristas em Muidumbe

Moçambique: Membro da Força Local morto por terroristas em Muidumbe

Um membro da Força Local foi mortalmente atingido durante um confronto entre aquele grupo, que apoia as Forças de Defesa…
ONU apela a reparações históricas para comunidades afrodescendentes

ONU apela a reparações históricas para comunidades afrodescendentes

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos apelou a governos, universidades e instituições para que intensifiquem os…
Europa proíbe ingrediente de verniz de unhas de gel por risco à fertilidade

Europa proíbe ingrediente de verniz de unhas de gel por risco à fertilidade

A União Europeia proibiu o uso do TPO (Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide), um químico presente em muitos vernizes de unhas de…