Angola vai acolher a XV Assembleia Parlamentar da CPLP em 2026

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) anunciou que Angola será o país anfitrião da sua XV Assembleia Parlamentar, marcada para 2026. A decisão foi comunicada no encerramento da XIV Assembleia, que decorreu em Maputo, Moçambique.

Durante a sessão final, a presidente da Assembleia Parlamentar e da Assembleia da República de Moçambique, Margarida Talapa, apelou à concretização do acordo de mobilidade no espaço lusófono e ao reforço do compromisso com a paz como pilar essencial para o desenvolvimento conjunto.

Talapa destacou ainda a necessidade de uma ação coordenada entre os países-membros para consolidar a união e a coesão da CPLP, com enfoque na democracia, no investimento privado, na harmonização fiscal e na promoção da língua e cultura comuns.

Outros temas abordados incluíram a revisão dos estatutos da organização e a igualdade de género. A Assembleia Parlamentar da CPLP reúne representantes dos nove Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Anvisa autoriza Flyttr a produzir mosquitos “especiais” para ampliar o combate à dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do...

0

Brasil e China unem tecnologia para processar imagens diretamente no espaço

A brasileira Concert Space e a chinesa Star.Vision...

0

Covilhã: Feira de São Tiago encerra edição de 2026 reforçando o seu “impacto económico e cultural” na região da Beira Interior

Uma das principais novidades da edição de 2026...

0