José Eduardo dos Santos quer MPLA a vencer eleições gerais

A primeira sessão extraordinária do Comité Central do MPLA realizou-se esta sexta-feira, no Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda. O discurso de abertura ficou a cargo do Presidente da República de Angola e líder do partido MPLA, José Eduardo dos Santos.

O Presidente da República garantiu, relativamente às Eleições Gerais previstas para agosto, que os candidatos aprovados à cabeça de lista do partido não serão alterados. Contudo, poderá haver alterações na lista de candidatos a deputados para a Assembleia Nacional, designados na ultima sessão ordinária do MPLA, que decorreu em fevereiro.

Relativamente a esta alteração, José Eduardo dos Santos lembrou que deve ser encarada como “uma questão meramente estratégica do partido, cujo objetivo fundamental é vencer as eleições gerais de 2017”. E acrescentou que o propósito desta reestruturação é garantir “maior eficácia e otimização na execução das nossas tarefas partidárias e o aumento do índice de confiança no partido por parte dos eleitores”, destaca o site de notícias angolano Novo Jornal.

No seu discurso, o líder do MPLA referiu que a ação do partido “deve centrar-se na obtenção de uma vitória eleitoral expressiva, que garanta ao MPLA o seu projeto de sociedade, de unidade nacional e de desenvolvimento económico, político e cultural”. Por fim, reforçou que a “organização” é a “peça-chave para o êxito do partido”, principalmente numa altura em que se aproximam as Eleições Gerais.

No Comité Central, foram “apreciadas propostas de alteração aos regulamentos de organização e funcionamento das estruturas do MPLA, que “visam melhorar a vida interna do partido”. José Eduardo dos Santos passou ainda por temas como a organização das eleições previstas para agosto, a necessidade do controlo da inflação, a diversificação e aumento das exportações, a adoção de medidas cambiais e clássicas, e a proteção das reservas nacionais e do investimento privado.

José Eduardo dos Santos é Presidente da República de Angola desde 1979, e pela primeira vez desde então não se vai recandidatar ao cargo. Pelo MPLA, é candidato à Presidência o atual ministro da Defesa João Lourenço, e à vice-presidência, o atual ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique participa em consultas informais entre ministros africanos e nórdicos no Zimbabwe

Moçambique participa em consultas informais entre ministros africanos e nórdicos no Zimbabwe

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuela Lucas, participa na 22.ª reunião das consultas informais entre ministros…
Timor-Leste: Governo Lança Relatório com 9 Intervenções para Reforçar a Segurança Alimentar e a Nutrição

Timor-Leste: Governo Lança Relatório com 9 Intervenções para Reforçar a Segurança Alimentar e a Nutrição

O Governo de Timor-Leste, em parceria com o Programa Alimentar Mundial (PAM) e outros parceiros de desenvolvimento, lançou o Relatório…
Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

A embaixadora de Portugal em Israel, Helena Paiva, conseguiu visitar os quatro portugueses detidos no país do Médio Oriente, entre…
FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

SEXTA | 3/OUT | 21h30 – Orquestra de Jazz do Douro & Júlio Pereira SÁBADO | 4/OUT | 21h30 – Orquestra de…