O candidato do MPLA às Presidenciais de agosto e atual Ministro da Defesa de Angola, João Lourenço, apresentou-se pela segunda vez este sábado, à população do município de Viana.
Durante o comício no Zango III, João Lourenço frisou alguns pontos essenciais que conduzirão as prioridades caso seja eleito Presidente da República nas Eleições Gerais agendadas para agosto.
Começou por visitar o Hospital Municipal de Viana e destacou a importância de “ações de prevenção de doenças, viradas para o saneamento do meio, desenvolvidas pelas autoridades e pela população”. Tal como se lê na página oficial do MPLA, o candidato “valorizou a potenciação dos hospitais do País, que devem trabalhar para uma boa saúde do povo, ao lado dos esforços preventivos à doença”.
João Lourenço visitou também a Estação de Tratamento de Água de Calumbo, que serve as populações de Calumbo e do Zango, e realçou a necessidade de melhorias no abastecimento de água.
No discurso proferido no comício, João Lourenço reforçou que a prioridade é acabar com a “pobreza extrema”. Segundo a página oficial do Partido MPLA, o candidato considera que a guerra foi o fator que levou ao êxodo e ao aumento da pobreza no país e apelou à participação da sociedade e do Governo nessa missão de eliminar a pobreza em Angola. Por isso, frisou que caso vença as eleições será feita uma maior aposta na organização da economia e no apoio ao investimento privado. Sobre a economia, o candidato prometeu colocar a diplomacia angolana ao “serviço” do país nessa matéria.
No mesmo dia, em Menongue, capital da província do Cuando-Cubango, o maior partido da oposição – UNITA – também realizou um comício, ainda a propósito da comemoração dos 51 anos da fundação do Partido. O comício contou com a presença do vice-Presidente do partidor Raul Danda e do Secretário Provincial da UNITA naquela região, Adriano Sapiñala.
Segundo a Agência de Notícias Angola Press (Angop), Raul Danda declarou que, caso a UNITA vença as eleições presidenciais, “vai trabalhar com todas as pessoas que tenham competência, qualidade e que sejam honestas, para que as riquezas do país sejam distribuídas por todos os angolanos”. O objetivo é também que a governação “inclusiva” e que todos possam fazer parte do sistema governativo do país, não “apenas militantes”.
Raul Danda garantiu ainda que uma das prioridades da UNITA será a melhoria substancial “nos setores da saúde e da educação, para se acabar com as mortes hospitalares, o número de crianças fora do sistema normal de ensino e do analfabetismo”.
As Conferências Provinciais da UNITA começam esta segunda-feira, 27 de março e duram até 8 de abril. Nestas conferências, serão eleitos os deputados que terão lugar na Assembleia Nacional.
Os vários partidos com candidatos à Presidência preparam-se agora para o início da campanha eleitoral. As Eleições Gerais estão agendadas para agosto deste ano.