Presidenciais Angola: Número de eleitores pode chegar aos 9 milhões e 300 mil

A dois dias do fim do período oficial destinado ao registo eleitoral para as Eleições Gerais de agosto, contam-se mais de nove milhões de cidadãos registados. Os dados foram avançados pelo Secretário de Estado para os Assuntos Institucionais do Ministério da Administração do Território, Adão de Almeida.

Do total verificado, 2 milhões e 500 mil são novos registos. Em declarações ao “Jornal de Angola”, Adão de Almeida revelou que a média diária de registo dos últimos dias, tem sido de 70 mil cidadãos, e que assim se espera chegar aos 9 milhões e 300 mil registos até à próxima sexta-feira.

Adão de Almeida ressalvou ainda que todas as zonas do país tiveram acesso ao registo eleitoral, mesmo as zonas de difícil acesso. As províncias de Luanda e da Huíla continuam a ser as regiões com o maior número de cidadãos registados.

Numa entrevista ao jornal “O País”, o Secretário de Estado acrescenta que está previsto um período para reclamações e consulta de dados de eleitor, de 5 a 19 de abril. E esclareceu: “os cidadãos podem deslocar-se a uma administração municipal ou comunal para consultar os dados. Nas administrações, vão estar os operadores que vão facilitar a consulta e as reclamações dos cidadãos para que sejam corrigidos eventuais erros”. O objetivo é que no mesmo mês, os dados provisórios estejam prontos para serem entregues à Comissão Nacional Eleitoral.

Relativamente aos partidos com candidatos à Presidência da República, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai apresentar a 12 de abril, o plano de atividades para o processo eleitoral. A data foi definida durante a 3ª Sessão Ordinária da CNE realizada esta terça-feira.

Segundo o jornal angolano “O País”, durante a Sessão Plenária foram também “analisadas questões sobre a formação eleitoral, a supervisão do registo eleitoral e de outras tarefas referentes ao exercício preparatório das eleições 2017”.

Os cidadãos angolanos podem proceder ao registo eleitoral até à próxima sexta-feira. No mesmo dia, a Comissão Interministerial de Apoio ao Registo Eleitoral (CIARE) vai realizar a uma sessão formal de encerramento do processo de atualização do registo eleitoral 2016-2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Unicef pede ação urgente após inundações que provocaram 98 mil feridos no Paquistão

Unicef pede ação urgente após inundações que provocaram 98 mil feridos no Paquistão

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), solicitou ajuda internacional urgente para o Paquistão, na sequência dos danos…
Brasil: Sofia Lourenço reconhecida internacionalmente por contribuições literárias e compromisso com a Saúde

Brasil: Sofia Lourenço reconhecida internacionalmente por contribuições literárias e compromisso com a Saúde

A luso-brasileira e presidente da Associação Mais Lusofonia e responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, Sofia Lourenço, tem sido reconhecida…
Timor-Leste: Governo preocupado com conflitos no Médio Oriente

Timor-Leste: Governo preocupado com conflitos no Médio Oriente

O Governo timorense manifestou nesta quarta-feira, 24 de abril, a sua preocupação com a situação no Médio Oriente.  Em comunicado,…
Moçambique: PEMO e PODEMOS concorrem às eleições de 09 de outubro

Moçambique: PEMO e PODEMOS concorrem às eleições de 09 de outubro

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique recebeu nesta semana os processos de inscrição do Partido Ecológico de Moçambique…