O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, partilhou que o Governo que representa “aprecia bastante” a posição assumida por Angola no que diz respeito à invasão da Rússia ao território ucraniano.
Foi nesta quinta-feira, 24 de outubro, que o diplomata fez a declaração à imprensa, após uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no quadro da visita do ministro a Angola.
Angola defende o fim da guerra contra a Ucrânia, através de negociações que respeitem os princípios da independência e soberania dos Estados, em linha com o Direito Internacional e a Carta das Nações Unidas.
Andrii Sybiha agradeceu, em seu nome e do Governo ucraniano, a posição de Angola, tendo também reconhecido os esforços empreendidos pelo Governo angolano na busca de soluções que visam contribuir para a paz a nível do continente africano.
Países definem estratégia de cooperação
Angola e a Ucrânia analisaram nesse mesmo dia, em Luanda, o aprofundamento das relações bilaterais em diversas áreas da vida diplomática, económica e comercial.
As delegações de ambos os países foram chefiadas pelos ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Adrii Sybiha.
Entre as áreas consideradas fundamentais estão a da segurança alimentar, veterinária e saúde animal.