O governo do estado do Rio de Janeiro, Brasil, lançou o “OuvERJ”, a mais recente ferramenta do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um canal único que garante “mais acessibilidade e agilidade no atendimento do poder público às demandas da sociedade”. O objetivo, segundo o governador Cláudio Castro, é prestar “melhor atendimento à população” com “menos burocracia”.
Durante a cerimónia de apresentação deste novo serviço, Castro anunciou ainda, ao lado do controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, um pacote de medidas para fortalecer a atuação da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ) e garantir mais transparência da gestão pública aos cidadãos.
“Esse sistema é mais uma iniciativa da nossa gestão por um Estado menos burocrático, mais digital e próximo do cidadão. Com acesso facilitado, o site permitirá que os órgãos estaduais escutem e atendam demandas com mais agilidade. Com isso e outras entregas da CGE-RJ renovo mais uma vez o meu compromisso com a transparência, digitalização e o controlo interno”, disse o governador Cláudio Castro.
Desenvolvido pelo Proderj em parceria com a Controladoria Geral do Estado, o “OuvERJ” está disponível desde 4 de dezembro de 2023 pelo link www.rj.gov.br/ouverj. O novo sistema, que já recebeu mais de oito mil manifestações – entre sugestões, reclamações e elogios – visa “estimular a participação popular e incentivar o controlo social praticado pelo cidadão fluminense”.
Fontes indicam que o site é, na prática, “um meio eficiente e direto de comunicação com o governo, estabelecendo um canal de avaliação, desempenho e qualidade na prestação dos serviços públicos, aumentando o alcance de atendimento da Ouvidoria e Transparência Geral do Estado ao cidadão”.
O secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, destacou o objetivo de transformar o Rio de Janeiro num Estado 100% digital.
“O nosso foco é colocar a tecnologia ao serviço do cidadão com um Rio de Janeiro cada vez mais digital, facilitando a vida das pessoas e desburocratizando a gestão pública. Essa é a determinação do governador Cláudio Castro. É com muito orgulho que anunciamos essa ferramenta própria de Ouvidoria para o Estado. Um trabalho em conjunto entre as equipas da CGE-RJ e do Proderj que já recebeu (em 2023) o Prémio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital”, ressaltou o secretário Mauro Farias.
Ígor Lopes