Brasil: Agência brasileira quer potencializar ligação comercial com a Índia

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai participar numa das principais feiras de negócios da Índia. Serão oferecidas 15 vagas para empresas brasileiras do ramo de alimentos, bebidas, máquinas e equipamentos. O evento “Anuga Select India” acontecerá em Mumbai, entre os dias 28 e 30 de agosto.

Dados de mercado externo do Brasil indicam que a Índia é a quinta economia do mundo e o país mais populoso do globo, oferecendo “um vasto potencial para exportadores brasileiros”.

“Para estimular negócios com esse mercado, (…) serão oferecidas dez vagas para empresas do ramo de alimentos e bebidas e cinco para aquelas do setor de máquinas e equipamentos, de maturidade exportadora intermediária ou avançada. Na seleção, serão priorizadas as empresas que tenham exportado, direta ou indiretamente, entre 2022 e 2024, e que possuam lista de preços (FOB ou CIF) e ferramentas de comunicação em idioma estrangeiro. Contar com mulheres em posição de liderança também será um diferencial para a classificação”, frisaram os responsáveis pela entidade brasileira.

Às selecionadas, a ApexBrasil ofertará um serviço de matchmaking durante a feira – ou seja, agendará reuniões in loco com compradores locais tendo como base o perfil das empresas selecionadas. A Agência também vai oferecer um webinar pré-feira, montagem de stand, catálogo digital da delegação e espaços coletivos para networking e depósito de amostras, entre outros benefícios.

“A “Anuga Select Índia” é uma excelente plataforma de negócios para empresas interessadas em entrar no maior mercado consumidor do mundo, além de um hub importante para ingresso em nações do Sudeste Asiático. Em 2023, a feira recebeu mais de 20 mil visitantes profissionais para uma área de exposição de 10 mil m², onde 270 expositores de mais de 50 países se apresentaram”, referiram os responsáveis.

Estudos de Inteligência de Mercado da ApexBrasil mostram que, em 20 anos, as relações comerciais entre Índia e Brasil foram ampliadas consideravelmente – o país asiático chegou a ser o 10º maior destino das exportações do Brasil em 2022. As vendas brasileiras para esse mercado somaram 4,7 biliões de reais, em 2023, cerca de 940 milhões de euros, sendo quase 30% referente a óleo de soja – “o que evidencia a importância do comércio com o Brasil para garantir a segurança alimentar da população”.

Especialistas apontam, no entanto, que há espaço para ampliar e diversificar as exportações ao país asiático. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, uma plataforma exclusiva da Agência, aponta 399 oportunidades para produtos brasileiros na Índia, com destaque para combustíveis minerais, lubrificantes e materiais relacionados, máquinas e equipamentos de transporte e produtos químicos.

Ígor Lopes

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