O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participaram da cerimónia de encerramento do XI Fórum Jurídico de Lisboa e ambos foram unânimes na defesa da democracia e da integração Mercosul/União Europeia, com a prevista assinatura de acordo económico entre os dois continentes.
Ao lado de Geraldo Alckmin, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou a mensagem de que “é este o tempo de a Europa se abrir ao mundo latino-americano, sobretudo sul-americano, com a conclusão do acordo UE/Mercosul.”
O vice-presidente brasileiro destacou que este será um caminho natural, que resolvida as pendências e algumas divergências no texto em discussão, o acordo será assinado em breve.
A democracia, tema principal do Fórum, foi outro assunto em que Alckmin e Rebelo de Sousa convergiram. Para o português a vitória da chapa Lula/Alckmin foi a consolidação do estado democrático de direito.
Alckmin foi na mesma direção e disse que Portugal e Brasil possuem muitos aspectos em comum e oportunidades para desenvolvimento mútuo e a luta democrática se destaca como componente prioritário.
Carlos Vasconcelos – Correspondente
One Comment
Precisa encontrar maneiras eficazes e tomar decisões importantes para levar as coisas adiante