Brasil: Beija-Flor vence o Carnaval 2025 do Rio de Janeiro

Foto: Dhavid Normando

O Grémio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, que se tornou conhecida no mundo do samba como “Beija-Flor”, obteve 270,0 pontos e se tornou a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2025 com o samba-enredo “Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas”. A conquista do 15º título leva a agremiação ao posto de terceira maior vencedora do Carnaval mais famoso do mundo.

A homenagem ao diretor de carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla (1943–2021), que faleceu devido a covid-19, é para os especialistas da mais popular festa brasileira o “reconhecimento de um legado para a história do carnaval brasileiro”.

O carnavalesco e autor do samba-enredo, João Vitor Araújo, definiu a relevância da herança de Laíla.

“A importância do Laíla para o Samba e o Carnaval é indiscutível. Foram sete décadas de dedicação à Cultura Popular Brasileira”, disse.

Durante o desfile, na noite de segunda-feira, dia 3 de março, o samba-enredo moveu os sentimentos do público no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, “templo” do Carnaval Carioca, com Laíla no centro e toda a sua visão espiritual como um homem de fé da ancestralidade africana.

O público vibrou com o carnaval ritualístico e cantou com Neguinho da Beija-Flor, 75 anos, na sua última participação como intérprete oficial em exaltação à fé de Laíla pelas divindades da religião iorubá: “Da casa de Ogum, Xangô me guia/Da casa de Ogum, Xangô me guia/Dobram atabaques no quilombo Beija-Flor/Terreiro de Laíla meu griô”.

A apuração do resultado foi realizada na Cidade do Samba na quarta-feira de Cinzas, dia 5. A vitória da super campeã foi proclamada no último quesito (Comissão de Frente).

Com a conquista do 15º título, a Beija-Flor, vencedora do Carnaval em 2018, após sete anos, marca mais um feito na sua história de glórias alcançadas: 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2011 e 2015.

As dez escolas do Grupo Especial que desfilaram, além da Beija-Flor e Grande Rio, foram: Imperatriz Leopoldinense, Viradouro, Portela, Mangueira, Salgueiro, Unidos de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Vila Isabel, Mocidade e Paraíso do Tuiuti.

Com a pontuação mais baixa do Carnaval 2025, 267,9, a Unidos de Padre Miguel foi rebaixada para a Série Ouro do Carnaval carioca.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Deputados da SADC debatem lei modelo para fiscalização de prisões

Angola: Deputados da SADC debatem lei modelo para fiscalização de prisões

As Comissões Permanentes do Fórum Parlamentar da SADC recomendaram, esta quarta-feira, 23 de abril, a elaboração de uma Lei Modelo…
Portugal celebra 51 Anos do 25 de Abril com enfoque na Democracia e Participação Cívica

Portugal celebra 51 Anos do 25 de Abril com enfoque na Democracia e Participação Cívica

Portugal comemora esta quinta-feira, 25 de abril de 2025, o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos com uma série de…
Angola e China assinam memorando no setor da agricultura

Angola e China assinam memorando no setor da agricultura

Angola e China decidiram assinar um memorando de entendimento no setor da agricultura. O documento vai permitir a construção, em…
OMS testa resposta global a nova pandemia com simulação internacional

OMS testa resposta global a nova pandemia com simulação internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) coordenou um exercício global de simulação para testar a preparação internacional face a uma…