Brasil/China: Missão do Senai à China reforçou cooperação em robótica avançada

Uma missão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil (Senai) à China reforçou parcerias estratégicas em robótica avançada, considerada essencial para a modernização da indústria brasileira. A delegação visitou instituições de investigação, empresas de tecnologia e centros de inovação, procurando aproximar o setor produtivo de soluções de ponta em automação.

De acordo com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a viagem integrou a estratégia nacional de atualização tecnológica, num contexto em que a indústria 4.0 e a inteligência artificial assumem um papel determinante.

Os representantes conheceram aplicações de robótica em linhas de produção inteligentes e sistemas de integração digital. O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, afirmou que a cooperação internacional foi decisiva para aumentar a competitividade.

Para os especialistas, o intercâmbio tecnológico ajudou a reduzir a distância entre o Brasil e os países mais avançados, ao mesmo tempo que abriu novas oportunidades em setores estratégicos como o metalmecânico, automotivo e eletroeletrónico.

A missão contemplou ainda a cooperação na formação de técnicos e engenheiros especializados em robótica, com vista a fortalecer a mão de obra qualificada.

Novas parcerias deverão ser formalizadas até ao final do ano, ampliando a presença de soluções chinesas no mercado brasileiro e criando oportunidades de inserção em cadeias globais de inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Coreia do Sul cria fundo com receitas dos chips de IA para investir em habitação e emprego

O Governo da Coreia do Sul vai criar...

0

Angola prepara emissão e entrega do Bilhete de Identidade ao domicílio

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos...

0

Timor-Leste e Singapura reforçam cooperação bilateral e mobilidade laboral

Os primeiros-ministros de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão,...

0