Brasil: Congresso internacional sobre incêndios florestais e segurança pública decorre em Cuiabá

Cuiabá (Mato Grosso) acolhe, entre os dias 16 e 18 de junho, o ForestFire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais. O evento reúne especialistas de dez países, investigadores, gestores ambientais e os comandantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, além de representantes da segurança pública e do meio ambiente.

O congresso tem como objectivo debater estratégias de prevenção, combate e gestão integrada de incêndios florestais, com enfoque na preservação dos ecossistemas e protecção das comunidades.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública marca presença com equipas do Fundo Nacional de Segurança Pública, da Força Nacional e da área de inteligência.

Na abertura, a directora do Fundo, Camila Pintarelli, destacou o reforço dos investimentos em 400% para operações de protecção dos biomas e a reinserção dos Corpos de Bombeiros no sistema de transferências obrigatórias, desde 2024.

O ForestFire 2025 é também um espaço de intercâmbio técnico e científico, promovendo boas práticas e redes de cooperação internacional.
Organizado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, com apoio do governo estadual, o evento conta ainda com minicursos especializados destinados a profissionais da segurança, investigadores, brigadistas e gestores ambientais.

Participam delegações de países como Portugal, França, Espanha, EUA, Canadá, México, Nova Zelândia, Irlanda e Chile.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Investigação da Universidade de Coimbra mostra que características psicológicas dos decisores financeiros impactam a gestão das empresas

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra...

0

Belo Horizonte: Tarcísio Costa recebe comenda “Mérito Cívico” pelo trabalho desenvolvido em “prol da cultura e da identidade mineiras”

Tarcísio Costa, assessor da Câmara Portuguesa de Comércio...

0

Neve cobre o deserto do Atacama e chuvas excepcionais provocam inundações no norte do Chile

Tempestades de Inverno invulgares cobriram de neve vastas...

0