As autoridades policiais do Rio de Janeiro, Brasil, revelaram que os números referentes aos roubos de rua, roubo nos transportes públicos e roubo de telemóvel, sofreram uma diminuição de 22% no mês de junho deste ano, quando comparado com o período homólogo do ano passado. Em junho de 2022, foram reportados 5 296 contra 4 151 neste ano, o que significa menos 1 145 roubos no Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública sobre os Registos de Ocorrência da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, durante o mês de junho, os roubos de carga apresentaram o “menor número” para o mês dos últimos dez anos. Já nos roubos de veículos, registou-se também o menor valor para o mês dos últimos três anos.
Nos primeiros seis meses do ano, as polícias Civil e Militar apreenderam cerca de 20 armas de fogo por dia e realizaram mais de 60 apreensões de drogas por dia. Além disso, prenderam em flagrante mais de uma centena de pessoas e recuperaram, em média, 43 veículos por dia. Foram apreendidas 500 armas, em junho de 2023. Na comparação mensal com junho de 2022, a redução foi de 7%. Foram apreendidos 45 espingardas no mês de junho, representando um aumento de 26 armas apreendidas.
Em relação ao tráfico de droga, registaram-se 1 887 apreensões, o que significa um aumento de 18% face ao ano anterior.
Ígor Lopes