Brasil e Índia fortalecem parceria em produção de medicamentos e saúde digital

O ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, esteve em Nova Délhi para avançar na cooperação bilateral com a Índia em tecnologia e inovação em saúde, produção de medicamentos e vacinas, e avanços regulatórios estratégicos para o SUS.

Durante encontros com o ministro indiano Jagat Prakash Nadda e o ministro de Medicina Tradicional, Prataprao Jadhav, foram discutidas parcerias em medicamentos oncológicos, doenças tropicais e a criação de uma biblioteca digital de medicina tradicional, reunindo estudos e boas práticas em saúde integrativa.

Padilha também convidou a Índia a participar da Coalizão Global de Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo, lançada pelo Brasil durante a presidência do G20, visando ampliar a cooperação Sul-Sul em saúde.

Outro ponto central do diálogo foi a saúde digital e o uso de inteligência artificial para modernizar o SUS, ampliar o acesso e qualificar o cuidado à população. O ministro brasileiro seguirá na comitiva do presidente Lula para participar da Cúpula sobre o Impacto da IA em Nova Délhi.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: China volta a liderar exportações portuguesas de carne de porco em 2026

A China voltou a assumir a liderança como...

0

Brasil aprova lei que regula guarda partilhada de animais em caso de separação

O Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin,...

0

Secretário de Estado da Cultura de Portugal convidado para o “Conversas da Câmara” na Câmara de Comércio Luso-Brasileira

Alberto Santos, Secretário de Estado da Cultura de...

0