Brasil: Lula condena atentado terrorista na Austrália e reafirma compromisso com a defesa da vida

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, condenou este domingo o atentado terrorista ocorrido na Austrália, classificando-o como um acto movido pelo “ódio e extremismo contra a vida humana”. Em mensagem divulgada nas redes sociais, Lula considerou inaceitável que actos desta natureza ceifem a vida de pessoas inocentes e atentem contra valores fundamentais como a paz, a convivência pacífica e o respeito mútuo.

O ataque, que teve lugar durante uma celebração da comunidade judaica em Sydney, provocou a morte de pelo menos 15 pessoas e deixou dezenas de feridos. O chefe de Estado brasileiro manifestou a sua solidariedade às famílias das vítimas, à comunidade judaica, bem como ao Governo e ao povo australianos, sublinhando o compromisso do Brasil com a defesa da vida, da tolerância e da liberdade religiosa.

Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou igualmente consternação face ao sucedido, reiterando o enérgico repúdio do país a qualquer forma de terrorismo, antissemitismo, ódio ou intolerância religiosa. O Itamaraty destacou ainda que não há, até ao momento, registo de cidadãos brasileiros entre as vítimas.

O Governo brasileiro informou que o Consulado-Geral do Brasil em Sydney continua a acompanhar a situação e permanece disponível para prestar assistência consular em caso de necessidade, reforçando a cooperação e o acompanhamento junto das autoridades australianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Chapo e Ramaphosa felicitam Lula da Silva pela reeleição à Presidência do Brasil

Os Presidentes de Moçambique e da África do...

0

Brasil: Flávio Bolsonaro contesta derrota e pretende pedir anulação das eleições

O candidato presidencial brasileiro Flávio Bolsonaro anunciou que...

0

Macau e Brasil reforçam cooperação para expandir medicina tradicional chinesa

Uma delegação de especialistas da Agência Nacional de...

0