Brasil: MJSP apresenta projetos de justiça e reparação a relator da ONU

Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Brasil (MJSP) apresentaram, esta segunda-feira, em Brasília, projetos e políticas públicas ao relator especial da ONU para a Promoção da Verdade, Justiça, Reparação e Garantias de Não Repetição, Bernard Duhaime.

Durante o encontro, a diretora da Secretaria de Acesso à Justiça, Maria Clara D’Ávilla, destacou o Projeto Mirante, que utiliza ciências forenses para investigar casos de violência institucional, e parcerias com universidades para apoio a vítimas e formação em direitos humanos.

Pedro Martinez, também da Saju, apresentou iniciativas como a demarcação de terras indígenas, o programa Língua Indígena Viva no Direito e o projeto Memórias dos Massacres no Campo, que documenta casos de violência rural para subsidiar políticas públicas.

O chefe da Assessoria Internacional do MJSP, João Ernesto Cristófolo, explicou a proposta de emenda constitucional sobre segurança pública, que visa integrar melhor as forças policiais no combate ao crime organizado.

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também apresentaram ações nas áreas de direitos humanos, com destaque para investigações de desaparecimentos forçados e o projeto Mapear, de combate à exploração sexual infantil nas estradas federais.

Duhaime está em visita oficial ao Brasil até 7 de abril e apresentará o seu relatório ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em setembro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Universidade Federal de Rondônia oferece atendimento veterinário gratuito

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) disponibiliza, desde...

0

Angola e Brasil querem reforçar cooperação empresarial

O Presidente João Lourenço recebeu, na Cidade Alta,...

0

Brasil regista menor número de casos de malária em quase 50 anos com reforço do tratamento

O Brasil registou, em 2025, o menor número...

0