Brasil: MJSP recebe delegação angolana para apresentar políticas de refúgio

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recebeu uma delegação do Serviço de Migração e Estrangeiros de Angola para conhecer o funcionamento do sistema brasileiro de refúgio. A missão, acompanhada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) incluiu encontros em Brasília e visitas técnicas a Roraima.

A receção foi conduzida pela Secretaria Nacional de Justiça, com a participação da coordenadora-geral do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Amarilis Tavares, que apresentou a estrutura do sistema, os procedimentos de análise de pedidos e as políticas voltadas à integração dos solicitantes. Segundo Tavares, a cooperação internacional permite encontrar soluções mais inclusivas para populações em situação de vulnerabilidade.

A delegação angolana foi composta por Feliciano Sumba Vicombe Afonso, diretor da Direção de Asilo e Refugiados; pela intendente de Migração, Vera Liliana Dias dos Santos Teixeira; e pelo inspetor de Migração, António Panzo Gaspar, além do secretário da Embaixada de Angola no Brasil, Francisco Vasco Bango.

Durante a missão, o grupo acompanhou todas as etapas do acolhimento, desde o registo inicial até a integração local, passando pela emissão de documentos e processos de interiorização. Em Roraima, a delegação visitou a Operação Acolhida, em Boa Vista e Pacaraima, onde observou o atendimento em centros de triagem, abrigos e áreas fronteiriças.

A experiência reforçou o papel da Lei de Refugiados de 1997 como marco do acolhimento humanitário no Brasil e abriu espaço para a partilha de práticas que poderão contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de refúgio em Angola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: UCID denuncia falta de planeamento após tempestade Erin

Cabo Verde: UCID denuncia falta de planeamento após tempestade Erin

A União Caboverdiana Independente e Democrática (UCID) denunciou a falta de resposta e de planeamento por parte das autoridades locais…
José Theodoro Mascarenhas Menck lança em Lisboa nova biografia de José Bonifácio de Andrada

José Theodoro Mascarenhas Menck lança em Lisboa nova biografia de José Bonifácio de Andrada

Lisboa acolhe, dia 29 de setembro, na Residência Oficial do embaixador do Brasil em Portugal, o lançamento do livro “José…
Na Garagem: Festival TRY BETTER, FAIL BETTER 2025

Na Garagem: Festival TRY BETTER, FAIL BETTER 2025

Prepare-se para o regresso do festival mais inspirador de Lisboa. O Try Better, Fail Better 2025 é o culminar das…
Moçambique: Inteligência Artificial e Cibersegurança são realidade em Nampula

Moçambique: Inteligência Artificial e Cibersegurança são realidade em Nampula

Moçambique passou a contar, desde a passada sexta-feira (19), com o seu primeiro Laboratório de Inteligência Artificial e Cibersegurança, uma…