Brasil: Perante “chantagem tarifária”, Lula apela ao Brics para reformar comércio mundial

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se ontem por videoconferência com líderes do Brics e aliados, defendendo a necessidade de “refundar” o sistema multilateral de comércio.

Segundo Lula, práticas “injustificadas e ilegais” estão a transformar a “chantagem tarifária” num instrumento para conquistar mercados e influenciar assuntos internos.
O chefe de Estado sublinhou que o unilateralismo procura dividir e que cabe ao Brics provar que a cooperação é mais eficaz do que a rivalidade.

Lula destacou ainda o peso económico e demográfico do bloco, que representa 40% do PIB mundial, 26% do comércio global e quase metade da população do planeta, frisando que tal legitimidade dá autoridade ao Brics para liderar mudanças no comércio internacional.

O presidente brasileiro defendeu também soluções pacíficas para conflitos em curso. Sobre a Ucrânia, apelou a um acordo que respeite preocupações de segurança de todas as partes; em relação à Faixa de Gaza, pediu o fim imediato da violência e a suspensão das ações militares.

Estiveram presentes líderes e representantes da China, Rússia, Egito, Indonésia, Irão, África do Sul, Índia, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Numa nota final, o Brics reiterou o compromisso com o multilateralismo e defendeu uma ordem internacional mais justa, inclusiva e adaptada às necessidades do Sul Global.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: PIB cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2025

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil manteve-se...

0

Brasil: Lula destaca força da indústria nacional na estreia da produção de veículos elétricos da General Motors

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva,...

0

Brasil: Lula promete liderar movimento nacional contra a violência contra as mulheres

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva,...

0