A Alteza Imperial do Japão, Princesa Kako, mantém visita ao Brasil por ocasião do 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas com o Japão, sendo o ano de 2025 designado como “Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil Japão”.
A Princesa Kako é filha de Sua Alteza o Príncipe Akishino, irmão de Sua Majestade o Imperador Naruhito. Esta é a sua primeira visita ao Brasil, que ocorre de 4 a 17 de junho, e contou com agenda de compromissos no Rio de Janeiro no dia 13, sexta-feira.
O primeiro compromisso da Princesa Kako no Rio de Janeiro foi ver o amanhecer no Santuário Cristo Redentor, onde foi recepcionada pelo Monsenhor Sérgio Costa Couto, representante da Arquidiocese do Rio de Janeiro junto ao Corpo Consular. A Princesa conheceu a Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Santuário, e recebeu informações sobre a História do Cristo Redentor.
Em seguida, foi guiada pelo Monsenhor para conhecer, no platô de visitação a céu aberto do Santuário, o monumento ao Cristo Redentor. A visita foi encerrada no mirante do Santuário, para apreciar a vista da Cidade Maravilhosa.
Recorde-se que a última visita da família imperial japonesa ao Brasil foi em 2018, quando a Princesa Mako, irmã mais velha da Princesa Kako, passou por 13 cidades, para celebrar os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.
Ígor Lopes