Entre os dias 12 e 14 de março, a capital brasileira acolhe a etapa presencial da Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Agricultura do BRICS, que reunirá representantes dos países membros para discutir estratégias sobre as temáticas da segurança alimentar, sustentabilidade e políticas agrícolas.
A delegação brasileira será composta por representantes de três ministérios.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) estará presente com o ministro Paulo Teixeira; o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) será representado pelo secretário executivo, Édipo Araújo; e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) contará com a participação do secretário executivo adjunto, Cleber de Oliveira Soares.
Os debates do MDA iniciaram-se hoje e começaram pela abordagem aos temas essenciais da agenda como o fortalecimento da agricultura familiar, os desafios dos preços dos alimentos, a Aliança Global contra a Fome e a cooperação para inovação tecnológica na agricultura de pequena escala.
No dia 13, o foco será a gestão de estoques estratégicos, promovendo a troca de experiências sobre reservas alimentares.O MPA conduzirá discussões no dia 13 sobre práticas sustentáveis na pesca e aquicultura.
No dia 14, abordará o financiamento de sistemas alimentares alternativos, destacando iniciativas para fortalecer a aquicultura e a pesca artesanal.