Brasil reforça acolhimento a refugiados com nova parceria internacional

A Secretaria Nacional de Justiça assinou um Protocolo de Intenções com a organização Pathways International para ampliar o Programa Brasileiro de Patrocínio Comunitário, que apoia refugiados e migrantes em processo de reassentamento. O acordo pretende dar escala ao modelo, fortalecendo a atuação conjunta do governo, sociedade civil e iniciativa privada.

Segundo o secretário Nacional de Justiça, Jean Uema, o objetivo é modernizar o acolhimento, mantendo a tradição brasileira de hospitalidade e criando mecanismos que facilitem a participação de novos parceiros.
A Pathways elogiou o trabalho do Brasil com afegãos, afirmando que o país se tornou referência no tema.

O programa funciona através de organizações sociais que acompanham as famílias desde a saída do país de origem até a integração na comunidade brasileira. Cinco entidades já foram habilitadas e devem acolher cerca de 1,5 mil afegãos, dos quais mais de 300 já chegaram ao país.

Com os resultados obtidos, o governo pretende transformar o patrocínio comunitário numa política permanente, alinhada à nova Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, aprovada em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Líbano e Israel avançam em negociações, mas tensão militar mantém-se no sul do país

Israel e o Líbano concluíram esta semana, em...

0

Conferência Económica Africana lança Rede Africana de Economistas para reforçar políticas públicas

A Conferência Económica Africana (CEA) 2026 marcou o...

0

Irlanda destaca museus, destilarias e paisagens entre as atrações mais bem avaliadas

Um estudo da agência Baldwin Digital revelou as...

0