Brasil reforça o SUS com 3 mil novas residências médicas e 900 especialistas

O Governo do Brasil anunciou a abertura de 3 mil novas vagas de residência médica em 2026, o maior número da série histórica, juntamente com a contratação de 900 médicos especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS). As medidas integram o programa Agora Tem Especialistas, que visa reforçar a atenção especializada e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, sobretudo em regiões mais vulneráveis.

Com este novo edital, o Ministério da Saúde passará a apoiar mais de 60% dos médicos residentes do país, o equivalente a cerca de 35 mil profissionais, num investimento estimado em 3 mil milhões de reais. Ao longo de 2026, estão previstas 4 mil vagas de residência, um aumento expressivo face a 2022, ano em que a política de bolsas esteve praticamente paralisada.

Paralelamente, o programa Mais Médicos Especialistas prevê a selecção de 900 profissionais em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco será o reforço do atendimento no interior do país, em áreas remotas e com maior vulnerabilidade social, promovendo uma distribuição mais equilibrada dos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Ana Poltera: “Mais do que um congresso, este será um encontro de esperança na Suíça”

Ana Poltera, empresária, escritora, palestrante e mentora. Foto:...

0

Brasil: Quase 80% das escolas públicas já têm conectividade adequada

Cerca de 80% das escolas públicas de educação...

0

Brasil: Embraer entrega 2.000.º jato comercial E-Jet e reforça posição da indústria brasileira na aviação mundial

A Embraer atingiu esta quarta-feira, 2 de setembro,...

0