Brasil repatria mais 80 cidadãos dos EUA em operação humanitária

O Governo Federal brasileiro realizou na passada sexta-feira, a recepção de mais um grupo de cidadãos repatriados dos Estados Unidos. A ação, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), integrou 80 brasileiros que chegaram ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, antes de 70 seguirem para Belo Horizonte em voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com esta operação, o Brasil já contabiliza 612 repatriados entre fevereiro e abril de 2025, no âmbito de iniciativas destinadas a apoiar cidadãos em situação de vulnerabilidade no exterior, com especial enfoque nos EUA.

O acolhimento foi organizado de forma humanizada, envolvendo ministérios federais, a Polícia Federal, a Defensoria Pública da União, autoridades estaduais e concessionárias aeroportuárias.

Aos repatriados foram oferecidos kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e acesso a serviços públicos, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Foi também instalado um posto de vacinação para medidas preventivas.

O perfil dos repatriados revela que 76% são homens, com a maioria entre os 18 e os 39 anos.
A maioria viajava desacompanhada. A propósito, destacaram unanimemente o acolhimento recebido e expressaram esperança numa nova oportunidade de vida.

A operação contou com o apoio de cinco ministérios e várias instituições, reforçando o compromisso do Governo com o retorno digno e seguro dos seus cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Petrobras confirma descoberta de petróleo ao largo do Amapá e aponta potencial para reforçar segurança energética

A Petrobras confirmou a presença de petróleo num...

0

Brasil: Universidade Federal de Rondônia oferece atendimento veterinário gratuito

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) disponibiliza, desde...

0

Angola e Brasil querem reforçar cooperação empresarial

O Presidente João Lourenço recebeu, na Cidade Alta,...

0