Brasil: Rio de Janeiro triplica participação nas exportações de café em 20 anos

O Rio de Janeiro passou de 4% nas exportações nacionais para os atuais 24% em duas décadas, com a meta de ultrapassar 30%. Esta é uma das análises do presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Café do Município do Rio de Janeiro (SindiCom-Café RJ), Guilherme Braga Pires Neto, feitas no videocast “O Rio Pod+”, do Fecomércio.  Durante a entrevista, ele também falou da produção do café e destacou as melhorias logísticas do estado no cenário internacional.

Segundo o dirigente sindical, a melhoria se deve ao trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o poder público. Essa união possibilitou a modernização dos terminais portuários, a redução de burocracia pela Receita Federal e a participação do sindicato, com certificação de origem mais barata do Brasil. Neto também falou de novas rotas de escoamento e da possibilidade de utilização do Porto de Angra dos Reis.

Durante a entrevista, Neto comentou sobre o perfil do consumidor, cada vez mais exigente e aberto aos cafés gourmets e especiais. Ele desmistificou crenças populares sobre a qualidade da bebida “extraforte”, que com frequência mascara imperfeições do grão com uma torra excessiva.

O dirigente sindical ainda se referiu ao aumento da produção de grãos de alta qualidade entre o perfil empresarial da Região Serrana e a agricultura familiar do Noroeste Fluminense, ambos com premiações. Segundo ele, o mercado está aquecido apesar das oscilações de safra e clima, importantes na produção da segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água.

A entrevista completa está disponível a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=a94paDJeFSU

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: OMS e Unicef destacam recuperação da vacinação infantil com redução de crianças sem qualquer dose

O Brasil registou um dos maiores avanços mundiais...

0

Jurista luso-brasileiro acredita que o triângulo Mercosul, União Europeia e Emirados Árabes Unidos é “estratégico”

Imagens: Luiz Eduardo Fernandes, fundador da Corvus Advisory,...

0

Brasil: Polícia Federal desmantela esquema de apostas ilegais usado para branqueamento de capitais do tráfico

A Polícia Federal (PF) brasileira realizou, na quarta-feira,...

0