A cruz original da Primeira Missa no Brasil, celebrada na Bahia pelo frade português Henrique Soares Coimbra, acontecimento fundamental na história do país, chegou a São Paulo na noite de segunda-feira, 14 de abril.
A relíquia histórica e religiosa está protegida no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, e, antes de chegar ao Brasil, foi levada em peregrinação a várias cidades portuguesas.
Uma inicitiva que decore no âmbito do evento “Brasil com Fé — Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, que começou no sábado, 12 de abril, e termina no domingo, 27. A cruz será levada a 20 cidades brasileiras.
Com a chegada ao Brasil, a primeira celebração a ser realizada com a cruz vai acontecer na terça-feira, 15, ao meio-dia, na “Santa Missa na Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé)”, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Scherer. Às 13h, haverá uma procissão com os Arautos do Evangelho, saindo da Catedral da Sé em direção ao Pateo do Collegio, no Centro Histórico.
Às 15h será realizada uma Cerimónia Institucional na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Logo depois, às 16h, um Ato Ecuménico ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O dia termina às 19h com uma Visita Institucional ao Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.
O Movimento Brasil com Fé é uma organização criada para a defesa do indivíduo, da liberdade religiosa e independente de crenças ou denominações.
Ígor Lopes