Marina Silva à frente em todas as sondagens para as eleições de 2018

Sondagens efectuadas entre 17 e 18 de março, junto de 2.794 eleitores em 171 municípios em todo o país, revelaram que a ex-senadora Marina Silva (Rede) lidera as intenções de votos para as eleições de 2018 com 21% a 24%, uma variação que depende de quem será o candidato do PSDB.

Nas mesmas sondagens, Marina, Aécio e Lula são os nomes mais citados, sendo o candidato do PT o que mais perdeu  em relação ao último inquérito.

Se o confronto eleitoral acontecer entre Marina e Aécio Neves, Lula da Silva fica em terceira posição. A candidata do Rede poderá obter 21% enquanto Aécio aproxima-se de 19% e Lula ficaria com 17%.

Uma sondagem realizada pela Datafolha indica também que aumentou o número de insatisfeitos contra Dilma Rousseff e 68% dos entrevistados defendem o impeachment.  Neste grupo foi igualmente registada uma “radialização” dos entrevistados com 65% querem imediatamente a renúncia da presidente, contra 58% antes de ser sugerida esta hipótese.

No inquérito sobre quais presidentes brasileiros foram mais corruptos, Dilma Rousseff, com 36%,  lidera a sondagem, enquanto Lula da Silva e Fernando Collor empatam com 23% e 20%. No entanto Lula é lembrado como melhor presidente do país.

 

 

O paradoxo Lula da Silva

O paradoxo revelado pelas sondagens da Datafolha aponta que a rejeição ao ex-presidente Lula continua a aumentar, mas Lula da Silva continua também a ser apontado como o melhor presidente que o país já teve, com 35% de opiniões favoráveis, estando em segundo lugar Fernando Henrique Cardoso com 16%.

Apesar de Lula ser indicado como o melhor presidente do Brasil,  73% dos entrevistados consideram que a presidente Dilma agiu mal ao convidar Lula para assumir uma pasta ministerial e apenas 22% aprovaram a iniciativa. Os brasileiros também não acreditam que a presença de Lula entre os ministros de Dilma irá melhorar o desempenho geral do governo.

O instituto Datafolha também perguntou a opinião dos entrevistados sobre o fato de o juiz Sergio Moro no início de março ter obrigado o ex-presidente a depor de forma coerciva na Polícia Federal, a fim de obter declarações sobre uma quinta em Atibaia e um tríplex em Guarujá que, supostamente, pertencem a Lula. Para 82% dos entrevistados, o juiz agiu bem e apenas 13% condenaram a decisão.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

A embaixadora de Portugal em Israel, Helena Paiva, conseguiu visitar os quatro portugueses detidos no país do Médio Oriente, entre…
FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

SEXTA | 3/OUT | 21h30 – Orquestra de Jazz do Douro & Júlio Pereira SÁBADO | 4/OUT | 21h30 – Orquestra de…
Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Num encontro realizado no âmbito da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no dia 27 de Setembro, o…
Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Álvaro Massingue, reuniu-se nesta quinta-feira, 02 de outubro, com o…