Políticas públicas de habitação motivaram reunião entre autoridades do Rio de Janeiro e de Braga

Delegação da Secretaria de Habitação de Interesse Social do estado do Rio de Janeiro, Brasil, foi recebida, no dia 9 de agosto, na Câmara Municipal de Braga, pelo vereador da Habitação, João Rodrigues.

A comitiva brasileira, liderada por Bruno Dauaire, secretário de Habitação de Interesse Social, visitou Portugal numa agenda organizada pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), através do seu escritório europeu.

Segundo apurámos, o encontro visou a “partilha de conhecimentos e experiências na área da habitação”, fruto do compromisso de ambas as partes em “aprimorar as práticas habitacionais para benefício dos cidadãos”.

Durante o encontro, foram discutidos temas com “soluções inovadoras para a promoção de habitação acessível, a revitalização de áreas urbanas e as diferentes estratégias para enfrentar os desafios habitacionais contemporâneos”.

“É com enorme prazer que partilhamos as nossas experiências e lições aprendidas. Acreditamos na importância da colaboração internacional para encontrar soluções eficazes para problemas diferentes, mas que tantas vezes têm pontos de encontro”, afirmou João Rodrigues.

O vereador português explicou ainda que Braga tem uma “relação especial” com duas cidades deste importante estado brasileiro: a capital Rio de Janeiro e Niterói, facto que tornou a reunião “ainda mais produtiva”.

O secretário de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro agradeceu “a hospitalidade e disposição de Braga em partilhar as suas abordagens bem-sucedidas para a habitação” e reforçou que esta visita se inclui na “recolha das melhores práticas na área da habitação, como é o caso de Braga”.

Neste encontro participaram ainda Carlos Videira, administrador da BragaHabit, empresa municipal dedicada à reabilitação do edificado urbano e à gestão dos apoios sociais à habitação, e Nuno Gouveia, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga.

Diretores da Funcex Europa acompanharam Bruno Dauaire em reuniões também em Cascais com foco em políticas públicas de habitação.

Ígor Lopes – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola com despesa de quase USD 770 milhões na importação de combustíveis

Angola com despesa de quase USD 770 milhões na importação de combustíveis

Angola gastou cerca de 769 milhões de dólares norte-americanos só no primeiro trimestre de 2024 com a importação de combustíveis…
Moçambique: Funcionários públicos acusados de desviar milhões dos fundos da Covid-19

Moçambique: Funcionários públicos acusados de desviar milhões dos fundos da Covid-19

O Gabinete Central de Combate à Corrupção em Moçambique deduziu uma acusação contra seis funcionários públicos, quadros do Ministério da…
Nigéria: Sacerdote pede ao governo que proteja a vida dos cristãos após mais um massacre na Diocese de Pankshin

Nigéria: Sacerdote pede ao governo que proteja a vida dos cristãos após mais um massacre na Diocese de Pankshin

Trinta e nove cristãos foram mortos numa série de novos ataques na região central da Nigéria desde o dia 1…
Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique vai estar presente na 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na…