Venezuela descreveu veto do Brasil à integração dos BRICS como “hostil”

Itamaraty qualificou o veto imposto pelo presidente Lula da Silva do Brasil à entrada da Venezuela no grupo BRICS, que integra os governos de 45% da população mundial, como um gesto “hostil.

Após a reunião realizada em Kazan, na Rússia, aderiram treze novos membros, incluindo Bolívia e Cuba, ficando Nicarágua e Venezuela de fora devido a veto expresso do Itamaraty.

Em documento oficial, o Itamaraty denunciou que a atual administração do Itamaraty seguiu a linha imposta por Jair Bolsonaro, ao negar-lhes a adesão ao grupo BRICS.

“O povo venezuelano sente indignação e vergonha com esta agressão inexplicável do Itamaraty”, dizia a carta do serviço exterior venezuelano.

Após as eleições presidenciais de 28 de julho, o Brasil promoveu diálogos em diversos fóruns para evitar o agravamento de uma crise regional. Nicolás Maduro teria se recusado a atender os seus telefonemas.

Em Caracas e após a retirada do corpo diplomático argentino, o Brasil ficou a cargo daquela delegação que abriga seis membros da equipa de trabalho de María Corina Machado, que recebeu, junto com Edmundo González Urrutia, o prémio Sakharov pela defesa dos direitos humanos, concedido pela União Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Expansão de datacenters pode pressionar os recursos hídricos em São Paulo

Foto: divulgação/Fiamini A expansão de datacenters para atender...

0

ONU: Professor baiano é selecionado para desenvolver a formação das “Casas da Igualdade Racial”

Foto: divulgação/Ascom O professor e pesquisador baiano Israel...

0

Otacílio Soares fala em “maturidade” nas relações entre Brasil e Portugal

Otacílio Soares, presidente da Câmara de Comércio e...

0