Três cidadãos brasileiros morreram esta terça-feira, 13 de Fevereiro, numa acção do da Frente de Libertação do Estado de Cabinda – Forças armadas de Cabinda (FLEC-FAC), anunciou o Chefe da Direcção das Forças Especiais da organização, o tenente-general João Cruz Mavinga Lúcifer.
Segundo as precisões avançadas pela FLEC-FAC, através comunicado difundido à imprensa, às 06:00 horas de esta terça-feira os comandos das FAC “lançaram uma operação contra uma patrulha das Forças Armadas Angolanas (FAA) na região de Maiombe. Sete militares das Forças Armadas Angolanas e três cidadãos brasileiros foram mortos em dois confrontos” que decorreram nas aldeias de Kisungo e Tando Maselele, na região de Maiombe, município de Belize, lê-se no documento.
No comunicado da FLEC-FAC o tenente-general João Cruz Mavinga Lúcifer informou também que o Comando Militar das Forças Armadas de Cabinda (FAC) apela a população à “desobediência civil em todo o território” e sustenta que “cabe ao povo de Cabinda revoltar-se contra a ocupação angolana na sua terra e de impor a sua vontade como povo soberano”.
Em Maio de 2023 a FLEC-FAC lamentara a morte de dois nacionais brasileiros durante uma operação da guerrilha independentista em Miconje.