O Governo cabo-verdiano criou o Instituto da Modernização e Inovação da Justiça. O objetivo consiste em gerir todas as infraestruturas e recursos tecnológicos do setor, bem como garantir a prestação de serviço de qualidade.
Na Resolução citada pela “Lusa” é mencionado que o referido instituto “vai gerir todas as infraestruturas e os recursos tecnológicos do setor da justiça, os que prestam os serviços públicos na vertente digital, presencial ou online”.
A entidade, que agora integra todos os serviços técnicos de informática ou com atribuições no domínio das tecnologias de informação e comunicação dos serviços centrais do Ministério da Justiça, vai igualmente administrar e assegurar a manutenção de todos os sistemas de informação e bases de dados, atuais e futuros, dos serviços no departamento.
A missão passa por garantir a modernização, transformação digital e inovação tecnológica no setor, assegurando a administração estratégica e operacional dos seus sistemas de informação e visando a prestação aos utentes de serviços públicos, com qualidade, com celeridade nos domínios das atividades judiciária e judicial.