Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

O militante de longa data do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, PAICV, Júlio Correia, solicitou a sua imediata suspensão e desfiliação do partido.

Em carta dirigida ao Presidente do PAICV, Rui Semedo, Júlio Correia expressou o seu desalinhamento com as práticas atuais do partido, que considera estarem em desacordo com os valores e princípios que outrora nortearam a organização.

É de relembrar que Júlio Correia, antigo Presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Ministro e Deputado da Nação foi também Secretário Geral do PAICV.

Correia destacou a sua trajetória no PAICV, onde assumiu várias responsabilidades e funções, sempre acreditando no serviço a Cabo Verde e na integridade do termo “Camarada”. No entanto, afirma que os valores que o motivaram a ingressar no partido tornaram-se meras referências retóricas em discursos de ocasião.

“Minha desfiliação do PAICV, que é um fato consumado e irreversível, não representa uma ruptura com muitos militantes que respeito, nem um afastamento dos valores fundadores do Partido, cuja matriz advém de Amílcar Cabral”, escreveu Correia.

Enfatiza que a sua decisão é um ato de coerência e nobreza, em busca de um novo rumo, e que continua a defender os interesses superiores de Cabo Verde.

Anícia Cabral – Correspondente

One Comment

  1. Eugénio Delgado Lima

    Acho muito bem o Dr. Júlio Correia, ter deixado ás fileiras do PAICV. Ele é um homem que sempre esteve a frente de varias decisões deste grande partido, porém, ele terá cometido alguns erros que poderão ter violado as regras partidárias, visto que, segundo ele, foi alvo de processos disciplinares dentro do partido. Ninguém pode pensar que o PAICV, criaria processos a algum militante sem que houvesse razão para tal. Por mim, acho que há ainda necessidade de esclarecer mais coisas tendo em conta que o assunto já não é segredo. Rever ou não na situação atual do partido é treta porque se o partido não está bem neste momento, ele como um alto dirigente na altura, poderia ter mais trabalhado internamente para evitar essa situação atual, no mínimo desagradável.
    Mas é importante saber que casos como este, aconteceu, acontece e acontecerá com frequência em vários partidos em todo o planeta, porém como um grande partido com responsabilidade neste país e uma grande instituição nacional que preze as ideias do líder Amílcar Cabral, saberá dar a volta a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Comércio de eletricidade na Europa: França e Suécia lideram exportações, Itália é o maior importador

Comércio de eletricidade na Europa: França e Suécia lideram exportações, Itália é o maior importador

A integração energética europeia tem ganho força à medida que a União Europeia procura reforçar a segurança do abastecimento e…
Brasil: Operação conjunta detém 30 suspeitos e apreende armas e droga no Rio Grande do Norte

Brasil: Operação conjunta detém 30 suspeitos e apreende armas e droga no Rio Grande do Norte

Uma megaoperação realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED),…
Portugal é eleito o melhor destino do mundo para reformados estrangeiros

Portugal é eleito o melhor destino do mundo para reformados estrangeiros

Portugal foi considerado o destino mais atrativo do mundo para reformados, segundo o Relatório Global da Reforma 2025 da Global…
EUA: Trump ameaça suspender ajuda à Argentina se Milei perder eleições

EUA: Trump ameaça suspender ajuda à Argentina se Milei perder eleições

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu que poderá cortar a ajuda norte-americana à Argentina caso Javier Milei não…