Cabo Verde: Oposição quer respostas para o setor da saúde

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e a União Caboverdiana Independente e Democrática (UCID), partidos políticos na oposição, querem respostas que resolvam os problemas no setor da saúde em todo o país.

Isto porque o referido setor continua a enfrentar vários desafios que podem condicionar a qualidade e a capacidade de resposta do sistema.

Os dois partidos pedem a aposta em recursos humanos, equipamentos de diagnóstico e infraestruturas de qualidade que respondam às demandas a nível nacional.

“A nossa saúde em Cabo Verde, neste momento, está doente. Falando concretamente de São Vicente, hoje, no Hospital Baptista de Sousa, quase que as análises e outras formas de resposta na questão da saúde são quase inoperantes”, afirmou Nilton Silva, representante do PAICV, durante o “Plenário” da Rádio Morabeza.

Do lado da UCID, Zilda Oliveira considera que o sistema de saúde padece de inúmeros desafios. Para além da questão das infraestruturas, alertou para um défice de capacidade de diagnóstico e de médicos especialistas.

“As queixas são muitas, isso acaba por gerar uma sobrecarga e que pode trazer ou pode condicionar a qualidade de resposta no nosso sistema de saúde. Além disso, questões como equipamentos, materiais e consumíveis ainda são um problema na nossa realidade”, partilhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…