O Secretário-Geral do Movimento para a Democracia, MpD, Luís Carlos Silva, convocou uma conferência de imprensa para anunciar a lista de candidatos do partido para as eleições autárquicas de 2024. Entre os destaques, Abraão Vicente foi escolhido para disputar a prefeitura da Praia, enquanto Jacinto Horta foi indicado para concorrer em Santa Catarina de Santiago.
Luís Carlos Silva afirmou, “convocamos essa conferência de imprensa para anunciar a nossa lista de candidatos às eleições autárquicas de 2024. Foi um longo processo, um processo que teve avanços e recuos, um processo com grau de dificuldades relevantes, mas estamos finalmente em condições de anunciar os nossos candidatos.”
Ele destacou a ênfase do MPD no processo de seleção dos candidatos: “O MPD sempre colocou a tónica não nos candidatos, mas sim num processo. Nós ambicionávamos ter um processo que fosse da Máxima inclusão, um processo participativo, um processo que envolvesse todo o sistema MPD para que passar pudéssemos gerar a os melhores candidatos, mais candidatos que tenham também uma melhor plataforma de apoio.”
Para Barlavento, no Porto Novo, o MpD escolheu Aníbal Fonseca, no Paul, Adilson Fernandes; Ribeira Grande de Santo Antão, Armindo da Luz. Para a Câmara Municipal de São Vicente, o escolhido foi Augusto Neves. Para Ribeira Brava, o MpD nomeou José Martins; Tarrafal de São Nicolau, Neivo Araújo e Sal, Júlio Lopes. Boa Vista, João Spencer
Para Sotavento em São Lourenço dos Órgãos, foi escolhido Carlos Vasconcelos; São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz; Santa Catarina de Santiago, Jacinto Horta e São Miguel, Herménio Fernandes.
Para a ilha do Maio, o MpD apresentou Miguel Rosa; Santa Catarina do Fogo, Evandro Monteiro; Brava Francisco Valter, e na Cidade da Praia, Abraão Vicente.
Já para Ribeira Grande de Santiago é Domingos Mendes; São Domingos, Hipólito Gonçalves; Santa Cruz, Liver Gomes; Tarrafal de Santiago, Marcelo Correia; São Filipe, António Cardoso e Mosteiros, Isidoro Gomes.
Luis Carlos Silva enfatizou o princípio de igualdade na abordagem do MPD a todos os municípios: “Temos um entendimento que todos os municípios, toda a população, deve ser abordada numa perspetiva de igualdade e todos os municípios merecem a nossa Máxima dedicação.”
O Secretário-Geral ressaltou que o processo de seleção dos candidatos é apenas uma etapa de um processo mais amplo, que inclui a apresentação do programa autárquico e das equipas para as diferentes câmaras. Ele expressou o objetivo do MPD em apresentar não apenas o melhor candidato, mas também a melhor equipa e o melhor programa autárquico, alinhados com os valores e a identidade do partido.
Essa fase do anúncio da lista de candidatos representa uma etapa significativa no processo eleitoral, marcando o início de uma campanha focada em apresentar propostas claras e objetivos mensuráveis à população cabo-verdiana.
Anícia Cabral – Correspondente