O deputado Aniceto Barbosa, do Movimento para a Democracia (MpD), realçou que o bem-estar e a segurança dos cabo-verdianos são e serão o principal desiderato, e que a política externa do país tem sido pautada pela aproximação a parceiros estratégicos.
As declarações do deputado eleito pelo círculo eleitoral do Sal foram feitas nesta quinta-feira, 27 de junho, durante a abertura do segundo dia do debate parlamentar sobre política interna e externa.
Nesse debate esteve presente o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também do MpD. O momento decorreu sob o tema “As grandes opções do conceito estratégico da defesa nacional”.
Para Aniceto Barbosa, a nível securitário destaca-se a cooperação multidimensional e com várias organizações internacionais e regionais de defesa e segurança coletiva. Sobre a diplomacia climática destacou a aceleração da ação climática e a transição energética, estando à procura de financiamento para, por exemplo, implementar a agenda dos pequenos estados insulares e da Agenda Verde e Azul.