Cabo Verde: PAICV diz que ajuste direto atingiu valores superiores a 900 mil contos

Membro do PAICV, Julião Varela

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) acusa o Governo de abuso do ajuste direto, que atingiu valores superiores a 900 mil contos em apenas sete meses, de agosto de 2023 a fevereiro de 2024. 

Para o maior partido da oposição no país, há um “uso exagerado” do ajuste direto. O PAICV pediu ao Governo “mais transparência” no processo contratação pública. 

As observações foram feitas através do secretário-geral da formação política, Julião Varela, numa conferência de imprensa realizada nesta quarta-feira, 15 de maio. 

Foi desta forma que o PAICV reagiu aos relatórios de auditorias à contratação pública, publicados na página oficial da Agência Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), realizados entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024. 

“Com base nos relatórios constata-se que, dos 581 procedimentos de contratação pública, 511 foram por ajuste direto, apenas 30 foram por concurso público e 40 por concurso restrito. Isto significa que 87,8 % das contratações públicas, correspondentes a 909 mil contos, realizados no espaço de sete meses, foram feitas por ajuste direto”, partilhou Varela, citado pelo “Santiago Magazine”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…