A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, defendeu nesta quinta-feira, 16 de abril, a massificação dos testes da Covid-19, principalmente nas ilhas com casos confirmados.
Para a dirigente, é obrigação do chefe do Governo criar formas de articulação com os partidos políticos com representação parlamentar e partilhar informações sobre a situação epidemiológica do país.
Hopffer Almada disse numa conferência de imprensa, realizada na cidade da Praia para abordar a declaração do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, sobre o Estado de Emergência e os acontecimentos na Boa Vista, que o Governo deve implementar, “com carácter de urgência”, medidas de política que possam levar a uma maior proteção da sociedade e dos cidadãos.
“E reforçar a luta na prevenção, quer dizer que nós temos de poder massificar os testes no país. Se o Governo já assumiu que Cabo Verde tem cerca de 20 mil testes, é importante que de facto haja massificação dos testes nas ilhas já com casos confirmados, para que, em se confirmado, e esperamos todos que não se confirmem esses casos, mas em se confirmando, sejam adotadas as medidas necessárias para evitar a propagação. É essa a perspetiva que nós defendemos”, afirmou.
A presidente do maior partido da oposição acrescentou a necessidade de reforçar a capacidade de resposta do país, em matéria de equipamentos exigidos, para um combate rigoroso e seguro à pandemia, de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias nacionais e da Organização Mundial da Saúde.



