Cabo Verde: Parlamento condena morte de Odair Moniz em Portugal

Os deputados de Cabo Verde reuniram-se nesta quinta-feira, 30 de outubro, para a segunda sessão parlamentar do mês.

Na ocasião foi unanimemente condenada a morte do cabo-verdiano Odair Moniz na Amadora, em Portugal, tendo o visado sido baleado por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) na madrugada de 21 de outubro.

Os deputados manifestaram solidariedade para com os familiares de Moniz e criticaram as declarações do líder do partido português Chega, André Ventura, acerca do sucedido.

O Movimento para a Democracia (MpD), formação política no poder em Cabo Verde, considera que o Parlamento português deveria apresentar uma moção de censura contra a intervenção de Ventura e pediu firmeza ao Governo cabo-verdiano após a apuração dos resultados.

Também a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) disse aguardar pelos resultados do inquérito e esperar que se faça Justiça. Apelou aos cabo-verdianos para que tivessem calma, um pedido igualmente feito pelo MpD.

Por sua vez, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) criticou as “condições sub-humanas” que muitos cabo-verdianos têm vivido no estrangeiro, particularmente em Portugal, vítimas muitas vezes de ataques de autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Guia Michelin 2026 distingue dez novos restaurantes portugueses

O Guia Michelin atribuiu dez novas estrelas a...

0

Lisboa: Casa do Concelho de Tomar encerrou ciclo de seminários com sessão sobre ensino superior

A Casa do Concelho de Tomar, em Lisboa,...

0

New Bedford: Duo musical Sandra&Ricardo atua na maior festa portuguesa fora de Portugal

O duo musical Sandra&Ricardo participou pela primeira vez...

0