A ministra da Defesa de Cabo Verde, Janine Lélis, anunciou que o país vai receber uma equipa técnica da União Europeia (UE) para trabalhar a intenção do mesmo em aceder ao Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP).
“Temos boas perspetivas e na próxima semana iremos receber em Cabo Verde uma equipa técnica que vai fazer a avaliação no terreno e uma auscultação para posteriormente preparar e submeter um projeto para validação e decisão final dos Estados-membros”, disse a partir de Bruxelas nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, tendo sido citada pela Rádio de Cabo Verde (RCV).
A governante tem uma reunião marcada com o secretário-geral adjunto para os Assuntos Económicos do Serviço Europeu da Ação Externa para a próxima quarta-feira, dia 19.
“É um mecanismo de financiamento da União Europeia ao qual Cabo Verde ambiciona aceder. Há um diálogo feito com o Comité Político e de Segurança [da UE] para mostrar essa nossa vontade e explicar a importância dessa parceria, que queremos construir”, esclareceu.