Cabo Verde: UCID pede que artigo seja retirado do OE 2021

Líder da UCID, António Monteiro

A UCID solicitou nesta quarta-feira, 09 de dezembro, no debate na especialidade do Orçamento do Estado (OE) de 2021, a retirada do artigo 5.º sobre “Contenção de despesas com deslocações”uma vez que o considera “uma mera figura de estilo”. 

Segundo o presidente do partido da oposição, António Monteiro, que está no Parlamento há quase 15 anos, o mesmo artigo tem surgido em todos os Orçamentos do Estado até ao momento, e sempre com a mesma redação. No entanto, o que tem visto todos os anos foi a rubrica de despesas com deslocações continuar a aumentar. 

“Temos um palavreado, bonito, extraordinário que impõe contenção de despesa, impõe muita coisa, grande rigor. Mas, na prática, não serve absolutamente para nada. Daí que a UCID gostaria de propor que fizéssemos cair o artigo 5.º, porque ele está lá só para figurar”, defendeu. 

Também o PAICV manifestou igual opinião, ao mencionar a dotação “excessiva de verbas” para viagens. A dirigente da maior formação política na oposição, Janira Hopffer Almada, afirmou que “o Estado tem muitos gastos supérfluos e os membros do Governo estão a viajar muito”. 

“Digam-me se deslocações e estadia de quem quer se seja que está aqui é prioridade neste momento”, questionou, considerando assim se deve cortar nas despesas de deslocações e estadias de todos, dos quais o Parlamento, a Presidência da República e o Governo. O dinheiro poupado, prosseguiu, deveria ser aplicado nas áreas da saúde, educação, pescas, agricultura e juventude. 

Reação do partido no poder 

Em reação a estas declarações, o MpD, organização política no poder, disse que “o que o PAICV está a pretender é não deixar confinar o Governo e não o deixar trabalhar”. 

“Para o PAICV, ele mantinha todos os governantes em casa, com as portas fechadas para não trabalhar, para não ter resultado. Um dia desses começa a falar para parar o carro, para não gastar a gasolina”, criticou o deputado Luís Carlos Silva. 

O debate na especialidade do OE para 2021 foi suspenso pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e deve continuar nesta quinta-feira, 10 de dezembro, com a discussão sobre artigo 5.º.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

África do Sul: Novo partido político criado para a disputa política

África do Sul: Novo partido político criado para a disputa política

Africa Mayibuye é o novo partido político recentemente registado na República da África do Sul, atualmente a segunda maior economia…
Angola: João Lourenço felicita homólogo e povo do Brasil

Angola: João Lourenço felicita homólogo e povo do Brasil

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou o homólogo do Brasil, Lula da Silva, bem como o povo brasileiro,…
Japão: Economia cresce acima do esperado em meio à demissão de Ishiba

Japão: Economia cresce acima do esperado em meio à demissão de Ishiba

A economia do Japão expandiu-se mais do que o previsto no primeiro trimestre, apoiada por um aumento do consumo interno,…
Cientista da Universidade de Coimbra ganha prestigiada bolsa do Conselho Europeu de Investigação de mais de dois milhões de euros

Cientista da Universidade de Coimbra ganha prestigiada bolsa do Conselho Europeu de Investigação de mais de dois milhões de euros

A investigadora da Universidade de Coimbra (UC), Vanessa Coelho-Santos, conquistou uma bolsa Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC…