CPLP homenageia memória de Francisco Guterres «Lu Olo» em Díli

O Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) prestou, na quarta-feira, 19 de Agosto, em Díli, homenagem à memória de Francisco Guterres «Lu Olo», antigo Presidente da República de Timor-Leste e líder histórico da FRETILIN, falecido a 21 de Junho de 2026.

Durante a XXXI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, os participantes destacaram o contributo de Lu Olo para a luta pela independência e para a construção do Estado timorense. O antigo dirigente presidiu à Assembleia Constituinte entre 2001 e 2002, tendo desempenhado um papel relevante na consagração do português e do tétum como línguas fundamentais da nova República.

Francisco Guterres foi também o primeiro Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, cargo que exerceu entre 2002 e 2007, antes de assumir a Presidência da República, entre 2017 e 2022. A CPLP sublinhou o seu percurso político e o contributo para a consolidação das instituições democráticas e da soberania timorense.

Na homenagem, os ministros recordaram igualmente o compromisso de Lu Olo com a organização lusófona, nomeadamente o seu envolvimento na preparação da X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Díli, em 2014.

A organização destacou, por fim, o legado deixado pelo antigo Presidente timorense na defesa da liberdade, da democracia e da soberania de Timor-Leste, bem como na promoção da língua portuguesa, considerada um importante elo de identidade e fraternidade entre os povos dos Estados-membros da CPLP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil celebra “204 anos da Independência” num “7 de Setembro” marcado pela corrida eleitoral e pelo escândalo do caso “Banco Master”

O Brasil assinala, esta segunda-feira, 7 de Setembro,...

0

Timor-Leste: Xanana pede que decisões da OMS em Díli sejam ações concretas

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, pediu nesta segunda-feira,...

0

Moçambique: Chapo reposiciona estratégia de segurança nacional

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, reposicionou...

0