Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

Cocaina, drogas

A Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), quer que seja esclarecida a situação do navio apreendido com droga em Canárias, Espanha, em que estavam militares guineenses a bordo.

Conforme as informações avançadas pela Polícia Judiciária guineense, um navio de carga, proveniente do porto de Bissau, foi intercetado a 4 de outubro 2024 na ilha espanhola de Canárias, transportando mais de três toneladas de cocaína.

No comunicado divulgado à imprensa, esta quinta-feira (13.03), datado de 11 de março, e reagindo à conferência de imprensa promovida esta semana por alguns dirigentes politicamente opostos à APU-PDGB, apontou André Deuna como um “figurante” na narrativa do seu “mandante”, Umaro Sissoco Embaló, a quem apelidou do “Senhor Ordem Superior”.

O Partido liderado por Nuno Gomes Nabiam refere a André Deuna e à sua família política que em democracia “vive-se e orienta-se” pela Constituição e não pela “droga, lavagem de dinheiro”.

No entanto, APU-PDGB explica que André Deuna e os demais “conferencistas bajuladores não pertencem” ao partido APU-PDGB, e adiantou que, no momento oportuno, irá processar criminalmente todos que estiverem na conferência de imprensa

A APU-PDGB “lamenta o fato que, o senhor André Deuna, depois de muitos anos de serviço como Diretor Geral, ainda não percebe que, só e exclusivamente ao tribunal compete pronunciar sobre processos judiciais e não o seu padrinho ‘Senhor Ordem’ Superior”, lê-se no comunicado assinado por Agostinho da Costa, secretário nacional.

“Relativo a propalada notícia das obras do Liceu Nacional Kware Nkrumah e do Ministério da Justiça, o Secretariado Nacional de APU-PDGB pede ao senhor André Deuna que se informe junto do seu padrinho «Senhor Ordem Superior», sobre a proveniência do dinheiro das obras de reparações, das casas da sua mãe e da sua esposa”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Setor informal no país abrange 79,6% de trabalhadores

Angola: Setor informal no país abrange 79,6% de trabalhadores

O Instituto Nacional de Estatística (INE), através do Inquérito do Emprego em Angola, divulgou que cerca de 79,6% dos trabalhadores…
Unesco celebra 5.º aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Unesco celebra 5.º aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Unesco assinala, a 5 de maio, o quinto aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído em 2019. Falado…
Angola recebe 15.ª Sessão do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos

Angola recebe 15.ª Sessão do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos

De 20 a 30 de abril, a Assembleia Nacional de Angola acolhe a 15.ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária e…
Timor-Leste: Governo apoia a agricultura com mais entregas de equipamento

Timor-Leste: Governo apoia a agricultura com mais entregas de equipamento

O Ministério da Agricultura, Pescas, Pecuária e Florestas de Timor-Leste divulgou que continua a implementar medidas para reforçar o setor…