O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Biaguê Na Ntan garantiu que dará uma “resposta adequada” a qualquer tentativa de impedir a celebração de 16 de Novembro, dia das Forças Armadas.
Esta terça-feira, 12 de Novembro, durante uma conferência de imprensa sobre as atribuições de medalhas aos antigos combatentes, o Chefe de Estado-Maior deixou claro que “os militares estão em prontidão combativa desde ontem (11.24) para responder a qualquer que seja”.
O vice-líder de Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi, Baciro Djá, ameaçara interromper as actividades comemorativas de 16 de Novembro, caso, em 72 horas, o chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló não marcar a data das eleições legislativas.
Biaguê Na Ntan avisou que as Forças Armadas “estão preparadas para comemorar o seu dia, e dia das Forças Armadas não é [dia] da brincadeira”, vincou o Chefe de Estado-Maior General das FA.
A Coligação PAI – Terra Ranka e Aliança Patriótica Inclusiva (API) anunciaram a realização de manifestações populares de 14 a 16 de Novembro para exigir a reposição da normalidade Constitucional.