Guiné-Bissau: Activista alerta para as práticas devastadoras no Mar de Bissau

GB Bijagós

A prática de processamento ‘offshore’ no Mar de Bissau constitui a preocupação dos ambientalistas e alertam para o perigo que corre o Ecossistema marítimo.

À e-Global, fonte junto das entidades piscatórias do país, denunciou a existência de dois navios de grande porte, com mais de 20.000 toneladas. “Eles [navios] ameaçam seriamente os oceanos, por estarem a utilizar vários “peixes para fazer farinha de peixe”, inclusive peixes para consumo humano.

“O terceiro navio de processamento chegará em breve a Bissau, com uma capacidade diária de processamento de mais de 5.000 toneladas de pescado, uma quantidade assustadora. Estes navios de processamento estão no mar há muito tempo e envolvidos em actividades de pesca destrutiva. Eles pescam peixes que medem entre 1 cm e 30 cm e os fornecem aos barcos de farinha de peixe”, revelou o informante.

“Talvez dentro de alguns meses, ou dentro de um ano, o peixe do Mar de Bissau desapareça, não teremos mais peixe para comer”

Segundo o mesmo, “talvez dentro de alguns meses, ou dentro de um ano, o peixe do Mar de Bissau desapareça, não teremos mais peixe para comer e os nossos descendentes sofrerão com a falta de peixe”.

Sem revelar o nome da empresa responsável, a fonte da e-Global, destacou que “os navios de processamento produzem uma grande quantidade de mercadorias”, e ainda “não vimos o seu apoio às exportações, nem o seu apoio ao desenvolvimento da economia de Bissau. Não vemos estes navios empregando jovens da Guiné-Bissau, não vemos os navios pagando impostos para o nosso governo”.

“O que fazem no mar é vago, ninguém sabe o que fazem e as actividades ilegais não podem ser regulamentadas. O nosso país e o nosso povo não recebem nada dos navios de processamento, apenas os proprietários dos navios de processamento beneficiam dos nossos oceanos, e quando tiverem capturado todo o peixe dos nossos mares, irão deixar-nos. Ficamos com um oceano pobre, sem peixes. Um oceano cheio de poluição”, disse.

A fonte apelou “a toda a população da Guiné-Bissau e ao governo guineense para prestarem atenção a esta questão e tomem medidas para nos dar paz e mares limpos”.

Contactado pela e-Global, Malam Sambú, especialista em Direito Ambiental realçou o perigo que estas práticas constituem para o Ecossistema marítimo, caso as revelações se confirmarem.

“Naturalmente, isso tem consequências negativas no meio ambiente e para as gerações vindouras”, disse o ambientalista, que destacou o princípio “da solidariedade geracional”.

O ambientalista alertou ainda para o risco de extinção de espécies marinhas, e principalmente o peixe de qualidade.

“É urgente pôr cobro e esclarecer esta situação, se eventualmente esse ambiente se verifica nos nossos mares. Porque é extremamente preocupante” insistiu o activista.

(foto arquivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

EUA revêem pacto AUKUS à luz da política externa da nova administração Trump

EUA revêem pacto AUKUS à luz da política externa da nova administração Trump

Os Estados Unidos iniciaram uma revisão do pacto de segurança AUKUS, firmado em 2021 com o Reino Unido e a…
Moçambique: Chissano diz a jovens para continuarem obra iniciada pela Frelimo

Moçambique: Chissano diz a jovens para continuarem obra iniciada pela Frelimo

O Presidente Honorário da Frelimo, Joaquim Chissano, considera que os jovens devem continuar a obra iniciada pelos fundadores do partido,…
STP: Livro Vermelho revela estado crítico da flora endémica

STP: Livro Vermelho revela estado crítico da flora endémica

O “Livro Vermelho das Espécies Endémicas de São Tomé e Príncipe”, resultado do projeto financiado pelo Critical Ecosystem Partnership Fund…
Robôs inteligentes vão transformar reciclagem de lixo eletrónico na Europa

Robôs inteligentes vão transformar reciclagem de lixo eletrónico na Europa

Investigadores europeus, com apoio da União Europeia, desenvolveram robôs inteligentes capazes de automatizar a desmontagem de equipamentos eletrónicos usados, uma…